sábado, 7 de maio de 2016

Fora dos Padrões! Careca Tv

Olá Cacheadas!

Quem aí é louca por cabelos?? Pois é. Que mulher não é louca pelas suas madeixas? Que mulher não passa horas no salão cuidando dos cabelos para ficar bonita? Não é pecado querer ficar bonita. Mas temos um problema muito grande com relação a isso.  Essa ideia de que é através do cabelo que conquistamos a beleza acaba fortalecendo certos estereótipos. Algumas vezes o de que só quem tem cabelo longo é bonita. Ou de que cabelo bonito é cabelo liso. Cabelo cacheado tá na moda. Enfim... Existem situações na vida em que o apego a esses ideais de beleza acabam se tornando um empecilho. Quem já ouviu falar do canal Careca Tv? Ele ficou famoso na mídia nas últimas semanas pela rapidez com que cresceu. A dona do canal, a menina Lorena teve câncer e por consequência do tratamento perdeu os cabelos, e fala com dificuldade. Fiquei impressionada com a força de vontade da garota de lutar pelos seus sonhos. Sou fã dela desde o primeiro vídeo e tenho acompanhado de perto o crescimento do canal.
Bom, mas vamos ao que interessa. Alguns comentários a respeito dela me fizeram pensar um pouco. Não são comentários maldosos, apenas refletem a importância que ainda damos a certos estereótipos. Vejo sempre pessoas falando que ela continua linda mesmo sendo careca. E fico pensando... Quantas mulheres entram em depressão no tratamento do câncer porque tem que perder os cabelos? A ideia de beleza ainda está ligada ao que parece normal, ou comum. Quando falo de aceitar os cabelos cacheados e crespos, não estou falando apenas de perceber que eles são lindos, mas sim de se aceitar da forma como é. Eu nasci com cabelos cacheados e isso não me faz menos bonita do que as garotas que nasceram com cabelos lisos. Da mesma forma, se um dia, por qualquer motivo, eu perder os meus cabelos, espero aceitar da melhor forma possível um visual novo. Isso não vai me deixar menos bonita, apenas diferente. O que mais me encanta na Lorena é a forma como ela é feliz e como ela encara a doença como algo comum, falando apenas o necessário e dando enfoque em coisas muito mais importantes e que a fazem feliz.



A ideia de autoestima não está ligada ao fato de achar que cabelos cacheados são mais bonitos do que os lisos, mas sim ao de que não precisamos mudar para sermos bonitas. Eu preciso olhar no espelho e gostar do que eu vejo. Ser bonita não pode ser associado ao sofrimento de passar horas no salão, queimar com chapinha. Da mesma forma, ficar doente não quer dizer ficar feia. Eu não preciso ter cabelos para me amar. Existem milhares de outras maneiras de me sentir bem.
É isso. Espero que reflitam um pouco sobre isso.


Beijos Leh

Nenhum comentário:

Postar um comentário